quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CHAG SUCOT 5771

"Celebrarás a festa de Sucot durante sete dias, quando tiveres recolhido tua colheita e os frutos de teu vinhedo." Devarim 16:13

Durante quarenta anos os yehudim (judeus) vagaram pelo deserto no caminho para a Terra Prometida. Eles eram peregrinos, por isso viviam em Sucot (cabanas), desde o líder Moshê (Moisés), até mesmo as pessoas mais pobres. A Chag Sucot (Festa das Cabanas) simboliza as frágeis moradias em que os  Benê Yisrael (Filhos de Israel) viveram durante a travessia no deserto, mostrando-nos que a Proteção Divina sempre pairou sobre o povo e lembra-nos que essa mesma Proteção recai sobre aqueles que amam ao Eterno e guardam seus mandamentos. Comemorar Sucot é mais do que atender à Sua Santa Convocação, é declarar que vivemos de acordo as Leis de Hashem, tendo a certeza de que receberemos dEle a Proteção necessária para o cumprimento das mesmas.
Quando tomamos consciência de quão frágeis nós somos e o quanto somos dependentes da Proteção Divina para sobreviver, mais benefícios o Eterno nos proporciona, mesmo que não sejamos capazes de perceber.

Chaverá Morit bat Yisrael

"Para que saibam as vossas gerações que Eu fiz os filhos
 de Yisrael habitar em tendas quando os tirei da terra do Egito.Eu Sou o Senhor Vosso D'us." Vayicrá 23:43

Nenhum comentário:

Postar um comentário